quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Conceito de Elemento Químico







Para o célebre químico inglês John Dalton (1766-1844), o pai da Teoria Atômica, elemento químico era um conjunto de átomos com massas iguais, salientando-se, é claro, que Dalton os imaginava como esferas rígidas que se diversificavam por massa, volume e densidade. Modernamente, define-se elemento químico como um conjunto de átomos com o mesmo número atômico.

Um átomo é constituído essencialmente por três partículas distintas. São elas: os prótons, os nêutrons e os elétrons. Os prótons possuem carga elétrica positiva e, juntamente com os nêutrons (eletricamente neutros), formam o que define-se como núcleo atômico. Os elétrons têm carga elétrica negativa, e de mesmo valor que a carga elétrica dos prótons, e descrevem órbitas elípticas ou circulares em torno do respectivo núcleo atômico. Essas órbitas assemelham-se ao movimento dos oito planetas do Sistema Solar em torno do Sol. (Observação: eu frisei oito planetas pelo simples motivos de Plutão não ser classificado mais como planeta, e sim como planetóide).

Define-se como número atômico Z o número de prótons que um átomo possui. Exemplo, no caso do elemento químico boro (representado pelo símbolo B), o número atômico Z é igual a 5. Outra característica classificatória dos átomos é a quantidade de prótons somada a quantidade de nêutrons existentes no núcleo. Esse conceito é chamado de número de massa e é simbolizado pela letra A. É importante salientar que a maior parte da massa de um átomo está concentrada no núcleo, levando-se em conta que o elétron é muitíssimo menor que o próton e o nêutron e a distância que o elétron mais próximo do núcleo é imensa comparada com a massa de tais partículas. Assim, o átomo tem a maior parte de seu volume vazio. Exemplo disso é: se o núcleo do átomo tivesse o tamanho de uma bola de futebol, a primeira órbita eletrônica estaria a uma distância de aproximadamente 16 km.

Em um átomo o número atômico é constante, grandeza esta que classifica os elementos químicos. Todavia, o número de massa pode variar de elementos químicos de mesmo número atômico. Exemplo: o elemento químico hidrogênio (de símbolo H) possui número atômico 1 e número de massa 1 (pois não possui nêutrons em seu núcleo, apenas possui um próton - quando não é isotópico, é claro). Porém, podem haver átomos de hidrogênio que possuem número atômico 1 mas massa atômica 2 ou 3 (por possuírem 1 ou 2 nêutrons além do próton em seu núcleo). Esses átomos, que têm mesmo número atômico mas diferente número de massa, são denominados isótopos. O átomo de hidrogênio de número de massa 2 é denominado deutério (símbolo D) e o de número de massa 3 é denominado trítio (símbolo T).

Os átomos também podem diferir pelo número de elétrons que possui. Sempre que um átomo ou grupo de átomos apresenta o número de prótons diferente do número de elétrons, a estrutura formada passa a ser chamada de íons (do grego íon, viajante, em movimento, aquilo que anda). A carga elétrica do elétron (aproximadamente igual a 1,6 . 10-¹9 Coulombs) é idêntica a do próton, o que acarreta na interação elétron-próton. Os elétrons giram em torno do núcleo atômico justamente pela massa do próton ser imensamente maior do que a do elétron. Por isso, um átomo em seu estado normal é eletricamente neutro, levando-se em conta que o número de prótons é igual ao número de elétrons. Quando um átomo perde ou ganha elétrons, ele passa a possuir carga elétrica, positiva ou negativa, dependendo se perdeu ou ganhou elétrons. Os íons podem ser chamados de cátions ou ânions, conforme o número de elétrons seja, respectivamente, menor ou maior que o número de prótons. Cátions são íons em que o número de elétrons é menor que o número de prótons. Ânions são íons em que o número de elétrons é maior que o número de prótons.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

No dia 18 de junho de 2010, Perdemos um Grande Homem, Símbolo da Literatura Portuguesa







Hoje, 18 de junho de 2010, faleceu, aos 87 anos, um dos maiores escritores da língua portuguesa e, quem sabe, até do mundo. José Sousa Saramago, autor de renomadíssimos livros como Caim e o Evangelho Segundo Jesus Cristo, ganhador do prêmio Nobel de Literatura, faleceu de um problema respiratório logo pela manhã. Foi um grande choque para a sociedade, para a literatura e para seus grandes fãs, salientando-se que foi uma morte tão abrupta.

Cheguei da escola, almocei, organizei meu material e meus livros e fui ver as notícias do dia no site globo.com. Então vi aquela tão triste notícia: "Morre aos 87 anos o escritor português José Saramago". Eu estou arrasado e em completo luto. Por este motivo, pensei que José Saramago merece uma homenagem deste tão ilustre blog.

José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922, na cidade portuguesa de Azinhaga, no estado de Golegã. Foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Também ganhou o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. O seu livro, Ensaio Sobre Cegueira, foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá e dirigido por um dos maiores diretores e roteiristas do Brasil, o ilustríssimo Fernando Meirelles (realizador dos filmes O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro de Saramago Objeto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Saramago, conhecido por seu convicto ateísmo e seu peculiar iberismo, é membro do Partido Comunista Português (PCP) e foi diretor do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, no ano de 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Casado com a espanhola Pilar del Rio, por sinal 28 anos mais nova que ele, Saramago viveu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Saramago sempre criticou veemente o sistema conservador e quase, em partes, "anti-democrático" português e talvez por tal motivo foi viver até o fim de sua vida em território espanhol, onde podia ter liberdade para emitir suas ideias sem ser intensamente criticado.

Seus romances são: Terra do Pecado, Manuel de Pintura e Caligrafia, Levantando do Chão, Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis, A Jangada de Pedra, História do Cerco de Lisboa, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio Sobre a Cegueira, Todos os Nomes, A Caverna, O Homem Duplicado, Ensaio Sobre a Lucidez, As Intermitências da Morte, A Viagem do Elefante e Caim. Seus livros de poemas são: Os Poemas Possíveis, Provavelmente Alegria e O Ano de 1993. Como peças teatreis tem: A Noite, Que Farei com Este Livro?, A Segunda Vida de Francisco de Assis, In Nomine Dei e Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido. Como contos tem: Objeto Quase, Poética dos Cinco Sentidos - O Ouvido e O Conto da Ilha Desconhecida. Como crônicas, possui: Deste Mundo e do Outro, A Bagagem do Viajante, As Opiniões que o DL Teve e Os Apontamentos. História infantis escreveu apenas uma: A Maior Flor do Mundo.

É uma honra para o gênero humano que tenha existido tamanho homem...


Autor: Eliakim Ferreira Oliveira.



terça-feira, 1 de junho de 2010

Recursos Naturais Renováveis, Não-renováveis e a Camada de Pré-sal







Recursos renováveis: são recursos naturais capazes de se regenerarem num curto espaço de tempo , isto é, a escala de vida humana. As energias renováveis são consideradas alternativas as tradicionais energias renováveis tanto pela sua capacidade de regeneração como pelo seu menor impacto ambiental a quando da sua utilização.

Recursos não-renováveis: recursos naturais que uma vez consumidos, não podem ser repostos, pela natureza, num espaço de tempo razoável, comparativamente à escala da vida humana. São produtos resultantes do processo extremamente lento da litosfera.

Os recursos naturais renováveis se formam através da energia solar, Éolica, Biomassa, Geotérmica, Hídrica e dos oceanos.
Os recursos naturais não-renováveis são, por exemplo, carvão , petróleo, gás natural e energia nuclear

Os bens naturais são as fontes de riquezas materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades. São avaliadas de acordo com as utilizações que a sociedade fazem delas.O homem procura tirar delas as maiores vantagens e , com seu engenho - a tecnologia - aproveitá-los o melhor possível , tornando-os recursos.Se , por um lado , é indubitável que os recursos naturais têm uma importância vital em si mesmos , por outro , devem ser considerados como "recompensa" pela capacidade do homem de os localizar , os extrair e deles usufruir.O aproveitamento dos recursos dependem de numerosos fatores , entre os quais a existência de procura , de meios de transporte adequados e em especial da tecnologia que transforma os bens em recursos naturais.

A camada de pré-sal se refere a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiros , com potencial para a geração e acumulo de petróleo , forma um interlavo de rochas que se estendem por baixa de extensa camada de sal , que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2 000 m de profundidade.
Autores: Fernanda Correia e Eliakim Ferreira Oliveira.